terça-feira, 8 de novembro de 2016

Grupos de Estudos Descoloniais



Grupos de Estudos Descoloniais
Alunos,  professores e amigos
Vitória ES
08 11 2016

Por que grupos de estudos descoloniais?

Estou aterrorizado ou triste.

Porque o melhor e ainda o mais inteligente de nossa filosofia e de nossa Faculdade situam a Modernidade exclusivamente como um fenômeno europeu.

O melhor de nossos professores está ainda no passado.
Nenhum deles falou ou fala da China, da Índia, do mundo árabe.
Quer dizer que tudo se vai passar nesta Europa, tudo é fruto intrínseco da Europa.
Nossa faculdade é completamente eurocêntrica.
Helenocêntricos e por isso eurocêntricos.

A descolonização epistemológica é urgente para as novas gerações ou será uma geração perdida enquanto vão estar repetindo.

Estou triste e preocupado.

Não por afã crítico, mas por uma certa seriedade melancólica ante a gravíssima situação que vivemos. Não podemos se dar conta das causas de nosso desenvolvimento cultural filosófico e histórico.

Teremos que renovar, se todos os professores não renovam, vocês o farão. Só lendo para que quando sejam professores possam ensinar sem eurocentrismo e colonialismo. É necessário... senão estamos mal"[1]

Intenção
A intenção dos Grupos de Estudos Descoloniais é explorar de maneira conjunta temas que promovam a compreensão da época da Modernidade-Colonialidade em que se vive e das perspectivas da vida e da espécie humana.



Tema 1 – Sobre a política
«A política consiste em ter “cada manhã um ouvido de discípulo” para que os que “mandam mandem obedecendo”.» (Enrique Dussel).
O que é o poder?
Qual é a fonte do poder?
Qual é a diferença entre “ter o poder” e “exercer o poder”?
Qual é a etimologia de público e que significa?
Quais são as três determinações ou características do poder?

Tema 2 – Sobre a teoria Critica da Modernidade-Colonialidade
O que é modernidade?
Onde nasceu?
O que nos aporta?
O que pode vir depois da Modernidade?

Modalidade de trabalho
A modalidade pedagógica consistirá em encontros, Papos Livres, sobre história, pesquisa e ensino de história com professores e alunos ou amigos interessados no tema.
Partir da orientação de Enrique Dussel, através da visualização de vídeos e textos.
Horário e lugar
Local:
Horário:                                      
Dia:

Princípios fundamentais dos grupos
Os que mandam, mandam obedecendo para:
1.     Promover a Vida
2.     Construir o consenso
3.    Descobrir o que pode ser feito 

Outros Panfletos



Encontros – Papos livres  

Conversas em torno dos temas “Ética e Política” e “Modernidade-Colonialidade”.
Avistar o pensamento Enrique Dussel (http://www.enriquedussel.com/), filosofia da Libertação.
Ver e conversar sobre os vídeos selecionados de Enrique Dussel
O que fazer?

Sugestão

Primeiro encontro:
Vídeo 01 – 60 min. Walter Martínez, Dossier, Venezolana de Televisión (VTV).
Enrique Dussel, geopolíticas del conocimiento y poder. Descolonización. Venezuela, 7 de outubro de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=mls5Vwqn524

Segundo encontro
Vídeo 02 -100 min. Ética y Política. Enrique Dussel. Primera Sesión (Introducción). Escuela de Formacion Politica.

Terceiro encontro
Vídeo 05 – 120 min. Problemas de ética: Dialéctica de la Modernidad, origen, desarrollo y ocaso. Aula 10 12/10/2016.

Quarto encontro
Vídeo 03 -110 min – Enrique Dussel — Biografía intelectual (documental)
https://www.youtube.com/watch?v=aqSHYoMwsrw&t=210s

Vídeo 04 – 70 min. Pensar el Mundo Desde la Filosofía de la Liberación - Enrique Dussel
https://www.youmagictube.com/watch?v=ZJgoZKAe4rg&list=PL8pDXLuc58qBiY7PbfViTDmobp3zgt_qY

Quinto encontro
Que fazer?
Vale criar ou continuar o grupo? Com quem?
Que cursos seguir?
Que cursos promover e para quem?




[1] Henrique Dussel na aula 7 do curso "Problemas de ética: Dialética da Modernidade, origem, desenvolvimento e ocaso". 21/09/2016 Universidade Autônoma da Cidade do México (UNAM)

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